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Versículos de Hebreus

Hebreus 7

7:1 - Este Melquisedec, rei de Salém, sacerdote do Deus Altíssimo, que saiu ao encontro de Abraão quando este regressava da derrota dos reis e o abençoou, 

7:2 - ao qual Abraão ofereceu o dízimo de todos os seus despojos, é, conforme seu nome indica, primeiramente “rei de justiça” e, depois, rei de Salém, isto é, “rei de paz”. 

7:3 - Sem pai, sem mãe, sem genealogia, a sua vida não tem começo nem fim comparável sob todos os pontos ao Filho de Deus, permanece sacerdote para sempre. 

7:4 - Considerai, pois, quão grande é aquele a quem até o patriarca Abraão deu o dízimo dos seus mais ricos espólios. 

7:5 - Os filhos de Levi, revestidos do sacerdócio, na qualidade de filhos de Abraão, têm por missão receber o dízimo legal do povo, isto é, de seus irmãos. 

7:6 - Naquele caso, porém, foi um estrangeiro que recebeu os dízimos de Abraão e abençoou o detentor das promessas. 

7:7 - Ora, é indiscutível: é o inferior que recebe a. bênção do que é superior. 

7:8 - De mais, aqui, os levitas que recebem os dízimos são homens mortais lá, porém, se trata de alguém do qual é atestado que vive. 

7:9 - Por fim, por assim dizer, também Levi, que recebe os dízimos, pagou-os na pessoa de Abraão, 

7:10 - pois ele já estava em germe no íntimo deste, quando aconteceu o encontro com Melquisedec. 

7:11 - Se a perfeição tivesse sido realizada pelo sacerdócio levítico (porque é sobre este que se funda a legislação dada ao povo), que necessidade havia ainda de que surgisse outro sacerdote segundo a ordem de Melquisedec, e não segundo a ordem de Aarão? 

7:12 - Pois, transferido o sacerdócio, forçoso é que se faça também a mudança da lei. 

7:13 - De fato, aquele ao qual se aplicam estas palavras é de outra tribo, da qual ninguém foi encarregado do serviço do altar. 

7:14 - E é notório que nosso Senhor nasceu da tribo de Judá, tribo à qual Moisés nada encarregou ao falar do sacerdócio. 

7:15 - Isto se torna ainda mais evidente se se tem em conta que este outro sacerdote, que surge à semelhança de Melquisedec, 

7:16 - foi constituído não por prescrição de uma lei humana, mas pela sua imortalidade. 

7:17 - Porque está escrito: Tu és sacerdote etersrcnte, segundo a ordem de Melquisedec. 

7:18 - Com isso, está abolida a antiga legislação, por causa de sua ineficácia e inutilidade. 

7:19 - Pois a lei nada levou à perfeição. Apenas foi portadora de uma esperança melhor que nos leva a Deus. 

7:20 - E isso não foi feito sem juramento. Os outros sacerdotes foram instituídos sem juramento. 

7:21 - Para ele, ao contrário, interveio o juramento daquele que disse: Jurou o Senhor e não se arrependerá: tu és sacerdote etersrcnte. 

7:22 - E esta aliança da qual Jesus é o Senhor, é-lhe muito superior. 

7:23 - Além disso, os primeiros sacerdotes deviam suceder-se em grande número, porquanto a morte não permitia que permanecessem sempre. 

7:24 - Este, porque vive para sempre, possui um sacerdócio eterno. 

7:25 - É por isso que lhe é possível levar a termo a salvação daqueles que por ele vão a Deus, porque vive sempre para interceder em seu favor. 

7:26 - Tal é, com efeito, o Pontífice que nos convinha: santo, inocente, imaculado, separado dos pecadores e elevado além dos céus, 

7:27 - que não tem necessidade, como os outros sumos sacerdotes, de oferecer todos os dias sacrifícios, primeiro pelos pecados próprios, depois pelos do povo pois isto o fez de uma só vez para sempre, oferecendo-se a si mesmo. 

7:28 - Enquanto a lei elevava ao sacerdócio homens sujeitos às fraquezas, o juramento, que sucedeu à lei, constitui o Filho, que é etersrcnte perfeito. 

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